
Porto Alegre
Clube dos Autores (no prelo, 2025)
Ao longo de trinta anos como servidor da Câmara Municipal, Jorge Barcellos desenvolveu o Programa de Educação para Cidadania. Através da produção de mais de 50 exposições itinerantes, levou informações sobre história de Porto Alegre para escolas e instituições.” Porto Alegre: história, cultura e contradições sociais na metrópole neoliberal ” reúne os textos utilizados em exposições e palestras realizadas pelo autor ao longo desse período, propondo uma cronologia para a história da cidade-metrópole inédita.

Memórias de um Jedi Pobre
Clube dos Autores (no prelo, 2025)
Jorge Barcellos é o exemplo do que a educação pode fazer por uma pessoa. Em seu primeiro livro autobiográfico, o autor narra suas lembranças da infância a idade adulta. Não sabemos os nomes de quem o acompanhou em sua trajetória, somente os lugares que ocuparam em sua vida: o pai ausente, a mãe superprotetora, a tia, as primas, os amigos, os professores, os colegas de trabalho, pois se o autor é uma pessoa comum como se auto-define, esta também pode ser a história de qualquer um que lute com a educação para sobreviver às suas condições de pobreza num mundo em que o capitalismo neoliberal cresceu a passos largos.

Dicionário de pensadores
Clube dos Autores (no prelo, 2025)
Depois de As ideias políticas no pensamento contemporâneo, um livro de formação para agentes públicos do poder legislativo, Barcellos dá um passo a trás, mas não menos significativo. Enquanto que a primeira obra aprofunda o sistema de dez autores originais do pensamento filosófico atual, o autor agora lista ao menos o dobro de autores com um objetivo: introduzir estudantes de ciências humanas no campo do pensamento atual. Agora, com textos curtos, destinados a iniciantes, recompõe através de obras significativas o pensamento de cada autor: de Castells à Zizek, passando por Virilio e Mafessoli, um a um são apresentados os autores que foram significativos para o autor, o que não deixa de ser, o complemento intelectual de Memórias de um Jedi Pobre, já que é a própria trajetória de leituras que reconstrói.

Como se faz um projeto
Clube dos Autores (no prelo, 2026)
O autor reúne e comenta nesta obra os projetos que elaborou ao longo de seus 30 anos de carreira: dos projetos de pesquisa do Museu Joaquim Felizardo aos projetos de exposição do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre passando pelos projetos de seu Trabalho de Conclusão dos cursos de graduação, passando por Mestrado, Doutorado, além dos cursos que organizou ,inclusive de especialização e intercâmbio cultural, um são apresentados na integra e comentados.

Educação Holística
Clube dos Autores (no prelo, 2026)
O autor reúne neste volume os escritos sobre antropologia, arte, psicologia e política da educação e nesse caminho descobre a importância da construção de uma visão holística sobre o processo de ensino, que recupere a complexidade do ensinar e do aprender, produto de sua experiência como educador do projeto Educação para a Cidadania da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Destinos: cidades
Clube dos Autores, (no prelo, 2027)
A partir dos volumes da coleção Taschen dedicados à países e cidades, Barcellos reconstrói os caminho que nos levam a conhecer cidades turísticas como Londres e Paris, passando por Viena e Los Angeles, sem deixar de conhecer os aspectos históricos e visuais da Grâ-Bretanha, China, Alemanha e Itália. Nesse caminho, questiona e aproxima o que nos chama a atenção como turista nesses países que misturam o moderno e o tradicional, o novo e o antigo, fazendo uma cartografia que é, ao mesmo tempo do turista curioso, mas também daquele que deseja construir para sí a imagem de um mundo para viver.

Mundo Contemporâneo
Clube dos Autores (no prelo, 2027)
Reunindo artigos publicados na plataforma Sler e em outras sobre as transformações do mundo contemporâneo na arte, cultura, tecnologia, política e urbanismo, o autor faz uma critica ao mundo contemporâneo e aponta soluções para a saída da crise em que vivemos.