PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES
Ao longo de mais de 30 anos, Jorge Barcellos criou mais de 50 exposições itinerantes para a Câmara Municipal de Porto Alegre dentro do programa Educação para Cidadania, além das que produziu como pesquisador do Museu Joaquim Felizardo. Essa experiência o capacitou em todas as fases da produção de uma exposição, da concepção à produção.
Uma exposição é um importante recurso de ensino e divulgação para diversas instituições. Serve para atingir diversos fins: para escolas, possibilita a criação de acervos de ensino permanentes para situações de sala de aula mais criativas e dinâmicas; para instituições e empresas, permite a divulgação de sua história para seu público; para prefeituras, acrescenta valor histórico e turístico para as cidades que os criam.
No Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, Jorge Barcellos criou um acervo de exposições. Elas podem ser emprestadas gratuitamente para escolas e instituições. Visite o Memorial e conheça o seu acervo. Os links estão abaixo e, exceto as do projeto cultural do Banco do Brasil, as demais são de sua autoria. O que é importante é que qualquer instituição pode criar seu próprio projeto expositivo, captando público. De baixo custo, a criação de uma exposição envolve processos de trabalho bastante específicos conforme seus objetivos. Ela pode ser a produção de recursos institucionais para professores, com o objetivo de marcar a agenda escolar; ela pode ser produto orientado de determinadas turmas para fins de ensino; ela pode ser criada visando a divulgar eventos e história de uma instituição.
Conforme o tema e objetivo, uma exposição itinerante envolve metodologias diferentes. Se uma escola decide criar seu próprio programa de exposições, Barcellos reúne-se com os professores responsáveis e estuda os temas sugeridos, propondo recursos expositivos para atender as necessidades curriculares; se uma instituição decide expor sua história para o público através de uma exposição, são recolhidos depoimentos e propostas atividades complementares, a fim de expandir o olhar do público sobre a instituição. Veja as exposições e verifique se a proposta atendem às suas necessidades.
Exposição criada por Jorge Barcellos em banners contam a história do ponto comercial mais tradicional da cidade, o Mercado Público. (Foto: Débora Ercolani/Acervo CMPA)
Os serviços de consultoria para a produção de exposição envolvem a definição pela instituição da produção da exposição, área de atuação, determinação das etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Para fins de pesquisa iconográfica, Barcellos disponibiliza seu próprio acervo iconográfico, além de realizar pesquisa junto a instituição. Desenvolve cronograma, estabelece contato com outras instituições para empréstimos de acervos, realiza criação e concepção de exposição em padrões de economicidade e retorno (banners).
As visitas tem o objetivo de desenvolver o projeto expográfico nos espaços da instituição solicitantante. Através de contatos com setor educativo (quando houver), é providenciado as estratégias de ensino de cada projeto. Cada projeto é único e desenvolvido junto com o solicitante. Montagem, desenvolvimento de materiais gráficos também ficam a seu encargo, além do cerimonial de abertura.
Exposições criadas por Jorge Barcellos hoje no acervo da Câmara Municipal circulam em instituições. Foto: Acervo Memorial CMPA.