A Olimpíada de Ciência Política é um projeto de extensão a ser assumido pela escola ou instituição interessada desenvolvido por meio da participação de alunos e coordenado em parcerias com professores de ciências humanas das escolas promotoras.
A ideia é realizar uma empolgante competição entre turmas das escolas que solicitam o serviço – preferencialmente a partir do quinto ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas da capital. É uma forma de introduzir temas da ciência política, a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. Permite ainda trazer para o interior da escola os temas importantes da cidade no processo eleitoral.
Colégio de Aplicação realizou o projeto de Olimpíada de Ciência Política.
A Olimpíada de Ciência Política é organizada com os professores e disponibiliza palestras e textos. Jorge Barcellos, junto com os os organizadores, preveem os alunos das turmas que participarão, organizam o cronograma de atividades, recebendo acompanhamento em cada etapa do processo. As atividades envolvem, além de palestras, projeção de vídeos, exposições, uso de recursos. O objetivo é capacitar os alunos a realização, ao final, de uma redação de tema de ciência política. Eventualmente outra atividade final pode ser realizada, como exposição pelos alunos, mas preferencialmente, a Olimpíada de Ciência Política é um concurso de redação. Consistirá de dois encontros de atividades nas escolas com duração de 2 horas. É um projeto para ser desenvolvido entre professores interessados ou um professor.
A Olimpíada mobilizará temas interdisciplinares afins à política, como: geografia, literatura, história, além de conhecimentos de atualidades. As atividades são propostas com os professores para que tenham um impacto positivo para reflexão política, leitura e escrita para os estudantes participantes.
O encerramento da Olimpíada será no auditório da escola ou instituição, a partir da avaliação das redações feitas em sala de aula, com a presença de todos os alunos da escola com premiação em Diploma. Eventualmente, visita aos órgãos públicos podem ser agendadas.