Pesquisas em Andamento
Este projeto desenvolve pesquisas e estudos para a fundamentação de ações educativas, redação de livros e artigos do autor. Parto do princípio de que o adequado funcionamento da democracia exige determinadas capacidades e competências por parte dos cidadãos e dos agentes políticos e sociais. Entre as condições essenciais ao funcionamento da democracia merecem destaque a necessidade de conhecimentos sobre a sistemática de representação e/ou de participação da sociedade na arena governamental e as formas e mecanismos de relacionamento entre representantes e representados. Esse tema tem preocupado educadores e representantes políticos, principalmente quando a experiência democrática se encontra em crise. Tema para ONGS, instituições públicas e privadas, que tem interesse central nesse debate, devido as posições que ocupam na comunidade, bem como da proximidade das eleições.
Nesse contexto se inserem as discussões sobre educação para cidadania, uma ação consciente e organizada que deve ser promovida por escolas e instituições no sentido de capacitar e qualificar a atuação dos diferentes atores envolvidos na sua organização, dos quadros da instituição ou atendidos por elas, para aprofundar sua relação com a organização da sociedade. Essa preocupação não pode deixar de lado o cidadão, cuja participação política é solicitada pelos diversos agentes sociais. Por essa razão, a ação educativa no campo da Educação Política ou Educação para a Cidadania, em sua versão ampliada, tem sido criada em todos os órgãos políticos e diversas organizações com a missão de promover ações educativas sobre o sistema político para seus atores e para os cidadãos. É o reconhecimento crescente do papel educativo das instituições como espaço de educação não escolar, isto é, fora dos espaços da escola.
Oferecendo a partir desta linha de estudos assessorias e consultorias para instituições voltadas para o exercício da sua missão pedagógica, reforça a o trabalho educativo desenvolvido pelas escolas, entidades da sociedade civil organizada, e por seu intermédio, posso fundamentar minha ação educativa, defendendo a importância da representação e participação política de seus cidadãos.
São os seguintes os projetos especiais em andamento de Jorge Barcellos
Museu dos Acidentes: a partir da obra de Paul Virilio, Barcellos realiza pesquisas e estudos sobre os acidentes no Rio Grande do Sul. O primeiro capítulo deste projeto é o livro sobre a enchente de 2024, Neoliberais não merecem lágrimas: a história da enchente de 2024.
História Fotográfica das Cidades: a partir da reunião de imagens do século XIX de cidades brasileiras, o projeto visa resgatar o papel da fotografia para a compreensão da evolução urbana. O primeiro livro deste projeto é A Câmara na Cidade: retrato de um poder público em no século XIX no município de Porto Alegre.
História de Porto Alegre – reúne os textos do autor originados em palestras sobre evolução urbana da capital e principais problemas da cidade no contexto da ascensão neoliberal.
Políticas Educacionais – reúne os textos de aulas ministradas na disciplina de Políticas Educacionais da Unisinos.
Fundamentos Psicossociais da Educação – reúne textos de aulas ministradas na disciplina de Antropologia da Educação do Curso Galileu.
Manual Prático de Elaboração de Projetos – reúne projetos elaborados pelo autor ao longo de sua carreira e discute suas metodologias, objetivos, apresentando um painel de trabalho.