Jorge Barcellos
Jorge Barcellos nasceu em 8 de setembro de 1964, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. É casado com Denise Barcellos e tem um filho, Eduardo Machado. De origem humilde, cursou escola pública do ensino fundamental à pós-graduação. Estudou na E.E.E.F. Rio de Janeiro, Roque Callage e Otelo Rosa e fez seu ensino médio no Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
Cursou graduação de História e pós graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação, todos na UFRGS.É um historiador e educador, ex-aluno de Sandra Jatahy Pesavento, que orientou seu trabalho de conclusão de curso intitulado "Saber e Moralidade", publicado pela Clube dos Autores. Foi orientando de Marisa Eizirik no Mestrado, cuja dissertação originou o livro "Pedagogia de Eros" e de Nalú Farenzena, no Doutorado, cuja tese originou o livro "Educação e Poder Legislativo", ambos publicados pela Editora Clube dos Autores.
Foi pesquisador do Museu Joaquim José Felizardo, onde publicou, em parceria, "Lugar de Mulher" e "Percília", e do Centro de Pesquisa Histórica, onde publicou em parceria "Memória dos Bairros Santa Rosa" e "Memoria dos bairros Glória".
Foi Gerente de Projetos Humanidades, do Centro Cultural Usina do Gasômetro, onde foi responsável pela vinda de grandes pensadores, como Agnes Heller.
Na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi coordenador do Memorial onde foi responsável pelo projeto "Educação para Cidadania"e Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, onde criou o projeto "Olimpíada de Ciência Política" entre outros. Aposentado, Jorge Barcellos é colaborador das plataformas Sul21, RED, A terra é redonda e Brasildefators entre outras e desenvolvido trabalhos no campo da elaboração de projetos de ação educativa em instituições, além de pesquisas sobre fotografia, história, evolução urbana, subjetividade, contribuindo assim para a análise de fenômenos contemporâneos.